23 dezembro, 2007

FOCO 2007

O FOCO é o Fórum regional de Comunicação, realizado anualmente no campus da UFES.

A sexta edição do encontro, que reúne mesas de discussão entre profissionais especializados de todo o país, teve como tema em 2007: "Mídia e Subjetividade: conflitos e parcerias na produção da comunicação".

O encontro é geralmente é voltado para o público acadêmico e tem como principais públicos-alvos:
- Público A: Estudantes de Comunicação Social da Universidade Federal do ES.
- Público B: Estudantes de outros cursos da UFES.
- Público C: Estudantes de Comunicação Social de outras Universidades
- Público D: Profissionais de Comunicação do ES

Em 2006, atuamos na organização do evento pela Ecos Jr. Em 2007 o responsável pela organização seria um dos grupos formados na disciplina "Projeto experimental em Publicidade e Propaganda". Elaboramos então, um planejamento de mídia, que efetivamente foi colocado em prática para divulgação do evento.

Readaptação de logomarca feita por Juliana Braga

É utilizado por grande parte dos alunos do curso de Comunicação Social da UFES uma lista de discussão conhecida por CACOS_Lista, organizada pelo Centro Acadêmico. O C.A. semestralmente divulga a lista de discussão para calouros, o que justifica o número de membros superior a 420 pessoas.

Apesar das diversas mídias tradicionais utilizadas em edições anteriores, percebe-se que grande parte do público A e pequena parcela do público D, tomam conhecimento através das listas de discussão, e contato direto com colegas de classe. Seguindo tal lógica, trabalhamos divulgação principalmente na Internet, sendo apoiada por cartazes internos à faculdades e mídia externa.

A ação consistia em e-mails para a lista de discussão de um suposto aluno, divulgando:

- Reportagem desfocada sobre novas mídias;
- Anúncio feito com desfoque que ilegibilizava as informações;
- Divulgação de link para informação e inscrição online do Foco.

Acreditamos na potencialidade da ação, considerando o nível polêmico e caloroso das discussões circulantes na Cacos_lista, sobretudo de assuntos de interesse dos membros da lista ( notícia sobre novas mídias e anúncio publicitário). Juntamente com as ações de marketing viral, foi trabalhados a divulgação através de cartazes, folderes e outdoor.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial